• Comunicação Visual

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SEO - 2º fator externo ao site

Continuando a falar fatores externos ao site

Fatores externos ao site :

1)Links

2) Idade e qualidade do domínio

Num mundo que valoriza a juventude, os mecanismos de busca ficam com os “vovôs”. Jovens não tem tanta credibilidade. Sites velhos são considerados mais confiáveis. Rsrsss

Estamos num ótimo lugar para falar sobre isso, um fórum que tem tudo haver:
Quando for escolher onde hospedar o seu site, o faça com muito cuidado. Nada de ir no mais barato, no que está com promoção ou que ofereça facilidades demais. Diz o ditado que “quando a esmola é demais o santo desconfia”.

Quanto mais antigo e mais estável for o seu site, melhor. Não adianta ter um site de excelente qualidade hospedado numa “espelunca”. Coloque-o numa hospedagem de boa qualidade e deixo-o lá. Faça de conta que é um vinho, coloque na adega e deixe envelhecer.

Para quem está criando um site agora, existe a possibilidade de comprar um domínio antigo, ou seja, comprar o domínio de um site que está vencido, parado, “jogado as traças”. Quantos sites a gente entra e percebe que não tem nenhuma atualização há muito tempo? Isso tem aos montes. Se for olhar, muitos deles estão com o pagamento do domínio atrasado. Os donos não os querem mais. Mas você pode querer um deles. Principalmente se já vierem com um bom resultado nos mecanismos de busca, não é mesmo??? Mas tenha cuidado. Quando se compra algo novo, se tem as garantias de fábrica. Já quando se compra algo usado... Tem q olhar bem.

Observe quando o domínio foi registrado. Se foi trocado. Qual era o conteúdo disponibilizado antigamente. Você pode fazer uma busca no “archive.org” (uma grande biblioteca de informações online). Lá você vai encontrar uma excelente ferramenta, o WayBackMachine. Nele você pode inserir o domínio que você pretende comprar e resgatar versões antigas do site. Façam um teste para ver como ele funciona. Vocês lembram do cadê? Se vocês colocarem: “www.cade.com” no WayBackMachine, vão achar versões antigas desse site desde 1998 até 2006.

Outro ponto extremamente importante, verifiquem se o domínio pode ser achado em buscas no google, ou seja, se ele não está banido.

Mesmo que a posição nas buscas desse domínio não seja das melhores, o fato de ser um domínio antigo, é um ponto positivo para SEO. Comprando o domínio antigo, trocando o site que está lá por um novo com aplicações de técnicas de SEO, a tendência é do posicionamento nas buscas melhorar, e de se obter um resultado melhor do que com a compra de um domínio novinho em folha.


Bom... É isso! Espero que essas dicas básicas de SEO possam ajudar a muitos.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

SEO - 1º fator externo ao site (cont.)

Continuando a falar sobre os links

SEO - 1º fator externo ao site

Continuando... Como conseguir links?

1- Seu site tem q ser bom. Ter um conteúdo interessante e de preferência com um diferencial.
Ninguém vai te dar links “de graça”, por causa dos seus “belos olhos azuis”. As pessoas vão colocar links para sites q elas gostem, que elas considerem importantes, de boa qualidade.

Faça uma pesquisa dos sites e blogs da sua área. Procure perceber os assuntos importantes que eles menos abordam ou abordam sem profundidade. Procure detalhes onde você possa fazer melhor e se destacar. Melhore assim a qualidade e a abrangência do seu site (ou blog).

2- participe da sua área

Aproveite a pesquisa acima para participar e se fazer conhecer:

- Coloque elogios quando você ler um bom artigo.
- Poste comentários que acrescentem algo que não foi abordado no artigo (nunca em tom de crítica, ok?!)
- Se você percebeu que faltaram alguns pontos a serem abordados, escolha o mais relevante e coloque como comentário. Não faça do seu comentário uma lista de tudo o q faltou no artigo, porque, ou vai parecer q você está querendo se mostrar, ou vai parecer uma crítica. ( Ou ambos, o q é ainda pior)
- Seja simpático, mostre q você está ali para somar, para participar, acrescentar.
- Se o artigo for muito ruim, melhor nem comentar, passa pra outro. Você não vai querer associar o seu nome a artigos ruins, né?!
- Se na assinatura, não for possível colocar um link para o seu site ( que é o que geralmente acontece), assine seus comentários com um nome bem específico, o nome exato do seu site. De modo que, se a pessoa quiser saber quem é você e fizer uma busca no google, ela te ache na primeira página.

Se algum desses pesquisados colocar um link para o seu, provavelmente esse link terá qualidade, pois são links de assuntos similares ou complementares ao seu. Então, vale a pena o esforço. Mas, mesmo que nenhum deles coloque links para o seu site, só de vc participar de sites na sua área, ler, aprender, analisar e até criticar (criticar em segredo e de forma positiva) já vai valer a pena e te proporcionar crescimento. Além de servir de fonte de inspiração e ideias para o seu site. Não faça tudo apenas para conseguir links.

3- Use seus contatos
Coloque links nos sites de Social Bookmarks e em sites de relacionamento, mas capriche. Coloque com um título/ texto que chamem atenção e reflitam o que é o site. A pior coisa que tem é o internauta clicar esperando uma coisa e encontrar outra bem diferente. Isso já faz com que seu site fique mal visto.

Obs.: Não apelem para compra de links, pois é outra pratica que está sujeita a punição. Se os mecanismos de busca perceberem q os links são comprados, seu site será punido. Seu site ficará nas ultimas posições das buscas.
Não confundam links comprados com propaganda. Se você tiver condições de investir em anúncios, ótimo.