• Comunicação Visual

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Para iniciantes em CSS e HTML (Tableless)

Enfim, começar a escrever... Começar é sempre um desafio. Nem sempre sabemos por onde. Resolvi começar a escrever sobre CSS, pois trabalho com isso. Aconteceu também que, semana passada, um amigo me pediu ajuda pra começar a trabalhar com CSS. É bem verdade q existe muita coisa boa sobre esse assunto na internete, mas pra quem tá começando... Como saber onde é bom mesmo? O q está desatualizado? Tantas incertezas... rs Muitas informações dispersas. Então vamos lá!

Primeira coisa que se precisa... As ferramentas. Começe instalando (ou atualizando) programas:

Sei que a maioria dos internautas usam IE, mas quem vai construir sites precisa de um navegador de verdade. Também amo o Opera, vale a pena instalar: http://www.opera.com/

Simplesmente INDISPENSÁVEL. É um complemento onde, estando numa página da internete (seja a q estamos fazendo ou uma já existente) podemos ver o código html de um lado e o código css do outro. Pra quem quer aprender, vale a pena abrir páginas interessantes e ver como o profissional construiu aquela página. Aprendi várias coisas assim. É indispensável na hora q estamos construindo uma página, pois nele podemos testar (editando o código no próprio firebug e vendo instantaneamente como fica na página). Também nos ajuda a achar onde estão as alterações a serem feitas.

O Firebug é sem sombra de dúvidas o melhor, mas vale a pena instalar os "similares", para nos auxiliar quando estivermos acertando o layout nos outros navegadores. Isso mesmo, ainda que vc queira criar uma página visando o IE, é melhor construi-la no Firefox primeiro. Lembre-se q é importante aprender certo. E para isso é preciso construir páginas para bons navegadores (firefox, opera,...).
É possível construir suas páginas de HTML e CSS até mesmo no bloco de notas, mas facilita usar programas q ajudem "completando" e "colorindo" o código, pois é muito comum cometermos erros de digitação. E quem está começando comete muitos erros. Podemos achar chato e acabarmos por desistir se ficarmos meia hora pra descobrir cada errinho de digitação. Dreamweaver e e-texteditor são bons programas pra isso, mas são pagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário