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sábado, 27 de novembro de 2010

SEO - 1º fator externo ao site

Continuando...
Falamos primeiro dos fatores internos ao site. Agora vamos aos fatores externos ao site:

1) Links:

Os links para o seu site terão importante papel e muitas vezes são detalhados de formas bem específicas e com muitos nomes tão específicos quanto. Vale a pena aprofundar o conhecimento depois. Mas vamos começar entendendo o básico. Quantidade, qualidade, âncora e continuidade.

Quantidade. A princípio, quanto mais links houverem espalhados pela web, melhor o seu site ficará posicionado em uma busca.

Mas CUIDADO, não vai sair por ai pedindo pra todos que você conhece colocar um link para o seu site q em troca você também colocará um link no seu site para o site deles. Os mecanismos de busca não veem isso com bons olhos e o efeito pode ser inverso, ou seja, em vez de melhorar a sua posição nas pesquisas o seu site ser punido e piorar a posição nas pesquisas. Use a troca de links com MUITA cautela. Já que você só poderá fazer poucas trocas, de preferência a sites q gerem links de qualidade.

Qualidade. Suponha que você tem dois links para o seu site. Um deles está num site q não tem nada haver com o seu. E o outro está num site que possui um tema parecido com o seu. Os dois não terão o mesmo peso. O que está em um site q possui conteúdo que tem haver com o seu, surtirá mais efeito, ou seja, fará seu site melhorar bem mais de posição numa busca.

Outro caso é o “prestígio” que tem o site com link para o seu. Quanto mais ele for acessado e quanto mais ele for relevante para as buscas, mais acessos ele vai gerar para o seu site e melhor resultado ele irá proporcionar ao seu site em uma busca. Este também será um link de qualidade.

Outro detalhe é a diferença entre links internos e links externos. Não adianta você criar várias páginas dentro do seu site, todas com vários links para a página inicial do seu site por exemplo, ou para alguma outra página que você esteja querendo focar. Você poderá ter uma centena de links se quiser, mas não vai adiantar muito. Os links que vem de outros sites para o seu site, ou seja, os links externos, terão muito mais peso que os links internos. Isso não significa que vamos abandonar os links internos, eles tem a sua função e importância. Pretendo falar um pouco mais deles depois.

Por tudo isso, foi q eu disse; “a princípio, quanto mais links houverem melhor”. Na verdade, não é só a quantidade que importa. A qualidade influencia muito. Ou seja, é melhor um link de boa qualidade do q vários sem qualidade nenhuma.

Então, você deve focar, não só em conseguir muitos links, mas em conseguir muitos links de qualidade.


Âncora. Um ponto importante a ser observado é a “Âncora”. Chamamos de âncora o texto com o qual o site é apresentado no link. Exemplo:
Código:

< a href= “http://www.url-do-site.com.br >Aqui é o texto q chamamos de âncora </a>

É importante observar quais as âncoras usadas pelas pessoas para fazer links com o seu site. Essas ancoras serão palavras-chaves para o seu site. Elas farão que o seu site fique bem colocado nas buscas por essas palavras-chaves, ainda que você sequer as tenha mencionado no seu site.

Trabalhar essas palavras-chaves no seu site fará melhorar os seu posicionamento nas buscas.

Mas para analisar as âncoras, você precisa ver os links. Como saber onde estão os links externos para o seu site? É simples:
- Acesse: Yahoo! Brasil
- Pesquise por: linkdomain:seusite.com.br
Coloque na busca: “linkdomain:” e subistitua “seusite.com.br” pelo seu domíno ou url da página que você deseja pesquisar. Vai aparecer como resultado uma lista de páginas que possuem links para a página pesquisada. Ai, você vai nas páginas e confere como está o seu link.


Continuidade. Nunca pare de se esforçar para conquistar mais links para o seu site. Mesmo q você seja o primeiro em todas as busca, você deve sempre se manter atualizado e crescendo. Ou, bem rapidinho o tempo passa e seu conteúdo fica desatualizado, você começa a perder links e a não conquistar novos links. O mundo virtual é muito rápido, dinâmico, sempre mudando e evoluindo.

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