• Comunicação Visual

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SEO - Dicas fáceis - 3/5

Fatores internos ao site:

1) Títulos das páginas (ver post anterior ao anterior)

2) Meta tags (ver post anterior)


3) URLs



O primeiro ponto é o domínio. Procure escolher domínios fáceis, curtos e de preferência que seja uma palavra-chave.

Por exemplo, o nome da firma é Fulano indústria e comércio de doces ltda:

- Tente o domínio fulano.com.br. Ou fulanodoces.com.br. Ou doces.com.br.
- Evite: fulanoicd.com.br Ninguém vi ficar lembrando das iniciais, né?!
- Não use: fulanoindustriaecomerciodedocesltda.com.br É muito grande.

Observe as grandes: Rede globo virou globo.com. Lojas Americanas ficou só americanas.com

O segundo ponto são as páginas. Lembre-se que o nome delas vai fazer parte da url. Então, evite ficar colocando pasta dentro de pasta e nomes com números ou que não se auto expliquem.

Por exemplo, vou criar o site da fulanodoces.com.br. As páginas, além da home, serão: empresa, produtos e contato.

- A página da empresa vou chamar de: empresa.html ou fulano.html.
- A pagina de produtos vou chamar de: produtos.html ou doces.html.
- Nada de usar: pagina1.html. Ou pg002.html.

Tome cuidado com o “excesso de organização”. Tem gente que começa a criar pasta pra tudo. De cara já cria a pasta de conteúdo. Deixa só a página index na raiz e coloca todas as demais páginas dentro da página conteúdo. É, fica bem organizado, mas veja como vão ficar as urls:

- fulanodoces.com.br/conteudo/empresa.html
- fulanodoces.com.br/conteudo/produtos.html

Isso não é bom. Quanto menor, melhor.

É mesmo necessário uma pasta pra organizar tão pouco? Acho q não né?!

Se continuar assim, isso pode ficar pior: fulanodoces.com.br/conteúdo/bolosetortas/bolos/ref567.html

Ninguém merece uma url dessas né?! Uma pasta para separar os produtos tudo bem. Mas três pastas para o exemplo acima foi um exagero, né?!

E observaram que o exemplo usa a referência do produto??? Eu já vi isso acontecer. Ref567 não quer dizer nada pra ninguém, não use esse tipo de nome. Use nomes que todos entendam. Por exemplo, use bolos-de-chocolate.html. Uma página só de bolos de chocolate, de todos os tipos, que delícia!!!
O que fica mais fácil de lembrar? Bolos-de-chocolate claro!
Alguém vai procurar por ref567? Não né?!
E por bolo de chocolate??? Certamente vão procurar.

Qual dessas páginas vai ser mais facilmente achada numa busca por bolo de chocolate? Obvio que a página que tem as palavras-chaves na url vai ficar melhor posicionada do que a que tem uma referencia numérica.

Observaram que usei bolo-de-chocolate com hífen no exemplo? Não foi a toa tá?! Toda vez que você tiver que usar mais de uma palavra, como no exemplo, use hifén. Existe a possibilidade de se usar underline (_), mais (+) ou de usar tudo junto, mas a opção pelo hifén é mais aceita. Ou seja, prefira bolo-de-chocolate em vez de bolo_de_chocolate ou de bolodechocolate, ok?!

Ah! Já ia me esquecendo, use sempre letras minúsculas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário