• Comunicação Visual

domingo, 14 de novembro de 2010

SEO - Dicas fáceis - 4/5

4) O conteúdo

Seja coerente, claro, sucinto e organizado!

Seja coerente. Não adianta fazer os passos anteriores e depois não colocar um conteúdo compatível. Não vale mentir. Não adianta colocar nos títulos temas relevantes e/ou polêmicos só pra atrair o internauta e quando este entrar na sua página encontrar de tudo, menos o q ele estava procurando. Tem que haver coerência entre os títulos e os conteúdos.
Os mecanismos de busca também vão procurar pelas palavras-chaves no texto. E os internautas também podem denunciar páginas falsas.

Seja claro. Nada de ficar com palavras rebuscadas demais. Não é “falando difícil” que você vai fazer as pessoas lerem. A leitura deve ser leve e agradável ou com um simples click o internauta estará noutra página melhor.

Lembre-se que o público na internet é muito variado, então, a não ser que você queira atingir apenas um publico muito específico e focado, explique-se. Se for usar um termo técnico ou uma palavra complicada para a maioria das pessoas, coloque um link para uma página explicativa (pode ser da Wikipédia) ou faça uma pequena explicação você mesmo.

Muitas pessoas acham q escrevendo “difícil”, bem rebuscado, vão passar mais credibilidade e parecer mais inteligentes. Parecer inteligente nem sempre é ser inteligente. Mostre de forma clara que você domina o assunto e pronto, você terá a credibilidade desejada.

Seja sucinto. Pesquisas mostram que os internautas não leem textos muito longos. Mostram ainda que a atenção é maior no começo do texto e depois o internauta só passa os olhos, sem ler. Então... O primeiro parágrafo é o cara! É nele que você tem q dizer a q veio. Diga logo, sem enrolar, sem introduções, sobre o q você vai escrever e atraia a atenção para o seu conteúdo. Ou você desperta o interesse do internauta em ler o seu artigo, ou ele vai só passar os olhos e sair.

Seja organizado. Use as tags de títulos. Não existe só h1 e h2. Destaque e conduza o olhar, a leitura.

Os subtítulos (h3, h4...) vão te ajudar a separar o conteúdo, a ser mais claro para os internautas e a rankear melhor nas buscas. As tags de títulos tem grande importância para os mecanismos de busca. Não foi a toa que toquei nesse assunto logo a primeira dica. Aproveito aqui pra frisar e completar esse assunto. Mantenha a ordem e a hierarquia ao usá-las. Por exemplo, se você usou o primeiro subtítulo h2, depois tem q vir um h3. Não pode pular pro h4, ok?!

Destaque as palavras ou frases importantes com uso de recursos como negrito, sublinhado ou mudança na cor do texto. Chame a atenção para as partes mais importantes do seu texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário